Dicas da doutora para desentupimento de pia

Todo mundo uma vez ou outra já teve a pia de sua casa entupida. Essa é uma situação que causa muito incomodo, pois as vezes te impede de usar a pia completamente, se for a pia do banheiro você não poderá escovar ou barbear, se for a pia da cozinha é pior ainda, você ficará sem lavar vasilhas e muito provavelmente você terá mal odor em toda a sua cozinha ocasionados pelos alimentos que estão causando a obstrução do cano.

Pensando nessa situação que frequentemente acontece em todos as casas eu resolvi compartilhar com as leitoras do meu blog (nosso blog na verdade né…rsrs) algumas dicas de como desentupir e desobstruir completamente a sua pia do banheiro ou cozinha de uma vez por todas sem precisar ligar para uma desentupidora e solicitar um serviço de desentupimento de pia que muitas vezes pode te custar o “olho da cara”.

As dicas que vou dar, são muito fáceis de serem colocadas em prática. Utilizando apenas materiais que você tem em casa, você pode obter um desentupimento completo de sua pia da cozinha ou banheiro. Vamos as dicas? Primeiramente precisamos entender o que causa o entupimento da sua pia do banheiro.

O que causa o entupimento da pia?

pia

Pude perceber que há dois fatores que causam e influenciam diretamente a frequência com que sua pia do banheiro ou cozinha é entupida. A primeira é o diâmetro do cano. Muitas pessoas que vão construir optam por escolher os recursos mais baratos para construção escolhendo assim um cano com o diâmetro maior pois pensam que vão economizar (estão muito enganados). Então verifique o tamanho do diâmetro do cano da sua pia da cozinha ou do banheiro para ver se é o bastante para a passagem de resíduos seja ele qual for. Se a sua pia fica entupida constantemente, recomendo que você troque o cano por um cano de diâmetro maior.

A segunda coisa que entope as pias são restos de resíduos. Na pia da cozinha são os restos de comidas que sobram e na pia do banheiro são os fios de cabelos que caem ao pentear o cabelo ou aparar a barba. É muito importante que você fique atento quando utilizar uma pia para não deixa nenhum fio de cabelo ou resíduos descer pelo cano abaixo, pois de um em um irá causar a obstrução de sua pia.

Dicas para desentupir a pia

desentupir pia com coca cola

Depois que você entendeu o porquê que uma pia do banheiro fica obstruída é hora de colocar as dicas em prática.

Coca-Cola: muitas pessoas relatam que conseguiram desentupir sua pia com ajuda da Coca-Cola, isso faz sentido pois este produto possui ácido fosfórico, entretanto vale lembrar que a concentração deste ácido na Coca-Cola é muito pequena, sendo assim poderá desentupir, mas para isso poderá demorar muito.

Bicarbonato de sódio: O bicarbonato de sódio também pode desentupir pias mesmo sem adicionar o vinagre, é um produto que muitas vezes já se tem a mão em casa.

Vinagre com bicarbonato de sódio: esta é mais uma mistura bastante utilizada para desentupir pias, funciona bem, mas não muito bem quando há muito resto de comida na tubulação, isto demoraria mais.

Mangueira: Introduzir a mangueira na tubulação entupida e abrir a torneira (da mangueira) ao máximo pode desentupir a pia, é o mesmo processo do hidrojato mas com uma pressão menor.

Arame: Poderá tentar desentupir a tubulação com a ajuda de um arame, com ele deverá forçar o que estiver obstruindo o cano, ao criar uma boa passagem para a água o cano estará desentupido.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *