Doenças que cachorros podem transmitir

Diariamente estou me envolvendo com cachorros. Quem me conhece sabe o quanto gosto de cachorros e eu tenho paixão ao cuidar deles. Sempre pego cachorros na rua, alimento-os, dou banho e coloco-os para adoção. Esperando na expectativa para que eles encontrem um lar que os ame o mais rápido possível. É importante ressaltar que devemos ficar atento as doenças que os cachorros podem nos passar.

Certa vez ouvi de minha vizinha uma história que ela dizia que um menino pegou herpes labial por causa de um cachorro. E por causa disso abandonaram o cãozinho a vários quilômetros da sua casa para que ele não retornasse. Não tem cabimento! A falta de informação e a ignorância pode fazer coisas inacreditáveis com uma pessoa. Onde já viu? Um cão passar herpes labial para uma criança? Literalmente impossível. Veja abaixo algumas doenças que podem ser provocadas por um cachorro:

Doenças Transmitidas por cachorros

doencas-em-caes

Os cachorros podem sim transmitir doenças, mas não todo tipo de doenças que se pensa. Através do pelo, fezes, patas e saliva os cachorros podem nos transmitir no total de mais ou menos 40 doenças, algumas principais são:

Sarna sarcóptica: vulgarmente conhecida como sarna canina é uma doença de pele em cães, causada pelo parasita de Sarcoptes scabiei. Este parasita pode também invadir outros hospedeiros, incluindo o homem, que ele não pode viver na pele humana por muito tempo.

Lombriga: É uma verminose causada por um parasita chamado Ascaris lumbricoides. É a verminose intestinal humana mais disseminada no mundo.

Giardíase canina: é uma doença bem rotineira em cães e você que tem um animalzinho provavelmente já se preocupou com essa verminose, que se trata de uma das principais doenças intestinais nos cães.

Micose: Micoses são infecções causadas por fungos que atingem a pele, unha e cabelos

Bicho geográfico: é uma doença de pele causada pela entrada da Larva Migrans através de feridas e cortes na pele, causando sintomas como coceira e vermelhidão na pele.

Raiva: a raiva é transmitida pela saliva infectada que entra no corpo por meio de uma mordida ou pele lesionada.

Cuidados ao cuidar de um cão de rua

Sempre que eu pego um cão na rua para dar a ele os devidos cuidados, eu utilizo luvas e se eu for colocá-lo em meu carro, eu utilizo papelões afim de proteger os bancos. Em alguns casos, depois de ter pego o cachorro e dado à ele os devidos cuidados eu jogo as roupas que estava utilizando quando peguei o cachorro. Fazendo isso, eu me previno de diversas doenças que essa cachorro poderia me passar.

 

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *