Estudantes do Terceiro Ano do Ensino Médio Desesperados – Minha Opinião

Opa galera, como vai vocês? Espero que vocês todos estejam bem. Hoje é o primeiro artigo do meu blog recém-inaugurado. Eu tenho outros blogs, mas decidi concentrar meus esforços apenas neste por enquanto. Hoje vamos falar sobre um assunto que eu queria debater à muito tempo e não tive oportunidade, é sobre o desespero e a pressão que os estudantes do ensino médio passam no terceiro ano do ensino médio. Parece um tema que não tem nada a ver com o assunto principal do blog, mas é importante tratar sobre esse assunto.

A Pressão

diarioweb_carreira_homemtrabalhoestresse

Todo mundo sabe que hoje para termos um bom salário e status é necessário te rum bom emprego e ser “cabeça”. Anão ser que você escolha ir para o lado do empreendedorismo, onde você terá que trabalhar para si mesmo e todo o seu resultado dependerá do seu esforço, mas isso é assunto para outro artigo, talvez em uma outra ocasião.

Quando eu fazia o terceiro ano do ensino médio eu sentia uma leve pressão por parte dos meus pais. Eles sempre diziam: “Filha espero que você passe no enem e consiga uma vaga em uma universidade federal”, “Eu tenho orgulho de você filha”, “Quero que você escolha uma profissão que te dê estabilidade financeira e te faça ter uma vida prospera. A fundo eles estão certos, mas e se eu e nem você quiser isso para a vida? E aí, como fica? Talvez eu queira apenas uma profissão que eu goste, não preciso ter uma profissão bem “vista” pelos olhos da sociedade para ser feliz, como médico, engenheiros, bioquímicos etc. Talvez você queira trabalhar apenas de assentar massa.

E quando os estudantes falam para seus pais que eles não querem isso, que eles não precisam de ter uma profissão bem vista aos olhos da sociedade para serem bem-sucedidos eles não entendem, e acabam dizendo que o estudante é vagabundo ou algo do tipo. Essa pressão é terrível e acaba trazendo um desconforto imenso para o aluno.

Há também os casos onde a escola não é boa o bastante para dar uma formação estruturada para o aluno, então ele acaba se devaneando e não conseguindo a vaga que os pais tanto queriam para eles. Veja abaixo

A escola ruim e a condição financeira dos Pais

Há também casos onde a condição financeira dos pais e nem a escola auxiliam na vaga que o os pais do aluno tanto almejam. Todo mundo sabe que em todas as edições do Enem são concorridíssimas, desde a primeira, até a agora, o Enem 2016.

Há duas situações:

A Primeira é onde a escola é de péssima qualidade e não oferece ao menos uma estrutura básica para orientação do aluno. Desta maneira ele não terá a mesma oportunidade e visão que os demais alunos

A Segunda é onde os pais exigem fortemente do filho para que ele passe em alguma faculdade federal, mas as condições financeiras da família não ajudam. Por exemplo, todo mundo sabe que para estudar e concorrer igualmente com filhos de “ricos” é necessário muito tempo de estudo diário. Então como estudar sendo que o aluno precisa trabalhar para sustentar em casa? Essa é uma grande questão a ser debatida.

Espero que você tenha intendido (a) meu ponto de vista. Eu não quero desmotivar ninguém, pois, QUEM QUER CONSEGUE!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *